sexta-feira, 30 de maio de 2014

Organizando pedido

Eu costumo me organizar por uma agenda física, anotando o pedido, o nome do comprador, a data que eu peguei a encomenda e a data possível de entrega que geralmente é feito de 15 dias a um mês antes do esperado.
Nunca fale ao cliente que consegue entregar a encomenda sendo que você não vai conseguir. Quando não dá para fazer é porque não dá mesmo. É ruim não conseguir atender a demanda, mas será que você quer perder todos os fins de semana, feriados,com os amigos. É isso que você quer? De vez em quando isso pode acontecer, mas são ossos do ofício. 
Nunca atrasei uma encomenda e nunca enviei nada faltando. Por isso é bom ler, reler e anotar na agenda o que o cliente pediu, tudo nos mínimos detalhes. E ir riscando o que você já fez.
Tenha sempre um dia na semana, uma manhã ou uma tarde para preparar os moldes, riscar, cortar, deixar tudo preparadinho, ir aos Correios, repor material. 

Quando a pessoa entrar em contato comigo eu anoto todas as informações referente à encomenda pedida e aviso como eu quero que seja feito o pagamento, por depósito. 

Importante anotar:

  • Nome do cliente
  • Data do pedido feito
  • Detalhes dos pedidos (cor, tamanho, quantidade,tema)
  • Valor e forma de pagamento (eu trabalho apenas com depósito bancário ou transferência, acho mais fácil e seguro). E só é depositado na minha conta depois que o trabalho está prontinho para enviar. Assim que o dinheiro entra, eu envio a encomenda.
  • Data de entrega  
  • Anoto o endereço com o CEP (para calcular o frete). Para cobrar o trabalho, eu costumo pedir depósito na minha conta após o término de todo trabalho, tenho medo de sofrer algum imprevisto e não conseguir realizar o trabalho todo e acho, na minha opinião, que fica meio estranho receber por algo que ainda não finalizei. Se eu não puder ir até o computador para avisar da minha condição? O cliente vai ficar desesperado! Então (EU) prefiro assim! Muitas artesãs preferem um adiantamento de 50% para comprar o material e para garantir a vaga na agenda Se o cliente fizer questão de dividir, porque fica mais fácil pra ele deixo-o livre para decidir. 
  • Meu frete é calculado depois de todo o trabalho pronto. Acho mais justo calcular o peso e a medida da caixa quando está fechadinha, pronta para ir embora. Vou até o correio, coloco as medidas e peso da caixa e depois calculo tudo. Eu não  calculo frete antes de fazer a encomenda, afinal você não sabe nem o peso nem a medida final. Então fica assim, a pessoa entra em contato comigo, pede o orçamento de 10 corujinhas por exemplo, dou o valor X, mas sem o frete que só será calculado depois da caixa fechada pronta para envio. É bom deixar claro ao seu cliente a forma como você costuma fazer e se realmente é justo.
  • Lembre-se que todos os meses são importantes e relevantes para quem faz produtos artesanais, inclusive em datas comemorativas, nascimentos, batizados, aniversários, casamentos, Natal, Dia das Mães... quem trabalha sob encomenda sabe muito bem que o volume de vendas aumenta nessas épocas.
  • Eu gosto também de ter anotado o nome do cliente, endereço,pedido feito,detalhes,quantidades,valor,data de aniversário,um arquivo 

video

http://www.youtube.com/watch?v=Q9AXOh6uGI0

Chaveirinho

A coruja está em todos os momentos,simbolo da sabedoria. Enfeita um cantinho no seu carro,quarto,dar como lembrança ou presentear quem você ama.



Gatinho de porta

Gatinho mimoso,pra enfeitar a porta da garotada.


Olá meninas hj tirei a tarde pra fazer flores em tecido para colocar em trabalhos,algumas aqui pra vcs verem.

Artdelembrar

A Artdelembrar é um Atelier que existe há 10 anos. As peças são elaboradas para todas as ocasiões e eventos como casamento,festa,batizado,chá de bebê ou pelo simples fato de presentear quem vc ama com peças exclusivas.Fazemos projetos exclusivos. Para conhecer ainda mais nosso trabalho acesse. e-mail. claufrizzera@bol.com.br


Novidades..

E meninas agora vou começar a trabalhar com feltro,me apaixonei!!
O feltro é um material com diversas cores e estampas que tb tomou conta do artesanato,muito divertido e fácil de trabalhar,versátil ele é adaptável a uma serie de técnicas. fácil de manusear pois não desfia e não precisa de preparo como o tecido